Description
O planeta Terra sofre com as atitudes e agressões do ser humano. Elas ocasionam feridas no Meio Ambiente através de exploração de recursos naturais, desmatamento, poluição, contaminação do solo, ar e das águas, gerando condições climáticas adversas, aquecimento global e tantas outras mazelas. Toda ação tem uma consequência, como as sequelas deixadas pelas intervenções citadas. Nesse sentido, há um movimento crescente da sociedade civil em prol da preservação do meio ambiente, buscando por alternativas e novas técnicas que não apenas minimizem os impactos ambientais, mas também atenuem a exploração exacerbada de insumos e coopere para um desenvolvimento socioeconômico justo e equilibrado.
O emprego do bambu nos diversos campos da Arquitetura e Engenharia é uma alternativa ao trajeto deste desenvolvimento. Esta planta é um excelente sequestrador de carbono, um material resistente, leve, versátil e com extraordinárias características mecânicas, físicas e químicas, que lhe permitem várias formas de aplicações ao natural ou processadas. A aplicação do bambu na construção civil não carece de mão de obra técnica especializada. Esse fato pode ampliar a empregabilidade de enormes contingentes de pessoas e gerar emprego e renda nessa crise econômica que afeta o Brasil.
O bambu é flexível, apresenta longa durabilidade, ótima resistência e coopera com a Arquitetura e Engenharia sustentável. Ainda existe desconfiança, quanto ao seu uso como material do segmento da construção civil. Entretanto, o maior problema é a falta de parâmetros de cálculo para que essas obras possam ser regulamentadas e, deste modo, serem melhor projetadas e desenvolvidas pelos profissionais responsáveis. Assim, essa obra tem por objetivo prover dados específicos para construir com a planta Bambu.
Reviews
There are no reviews yet.